Defeitos da visão
- Yasmin Santana
- 30 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2020
Os quatros principais tipos de problemas refrativos da visão:
MIOPIA:
É uma anomalia visual que dificulta a pessoa de enxergar objetos que estão longe, causada pelo formato do globo ocular mais longo do que o normal, fazendo com que a focalização das imagens (ponto focal) se forme antes da retina.
Sua correção é feita através de lentes divergentes.

HIPERMETROPIA:
Ao contrário da miopia, a hipermetropia é a dificuldade de enxergar objetos próximos, causada pelo encurtamento do globo ocular fazendo a focalização depois da retina.
A correção é feita através de lentes convergentes.

ASTIGMATISMO:
É uma deficiência visual na qual a pessoa enxerga objetos que estão de longe ou de perto de forma distorcida, que é causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino ( uma córnea normal é redonda e a da pessoa com astigmatismo é achatada) fazendo com que a imagem seja formada em mais de um foco e como consequência a luz atinge vários lugares da retina em vez de focar em um só ponto. O astigmatismo pode ocorrer junto com miopia ou hipermetropia.

PRESBIOPIA:
Um problema mais recorrente em pessoas idosas devido a perda da flexibilidade do cristalino dificultando a visão de objetos próximos. A correção é feita com lentes convergentes.

EXERCÍCIOS
1) (UFRR) “Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída em relação ao olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas.
Para que uma pessoa hipermetrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.
Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir esse defeito visual. Nesse caso, pode-se utilizar:
a) lentes biconvexas
b) lentes planas e paralelas
c) espelhos convexos
d) lentes bicôncavas
e) lentes plano-côncavas.
2) Pedro é o filho mais novo de Renata. O garoto reclama a alguns dias de que não consegue enxergar o que sua professora escreve no quadro-negro, mesmo que ele se sente na primeira carteira. Ao levar seu filho ao oftalmologista, Renata teve a notícia de que o garoto tinha dificuldade de enxergar de perto. Assinale a alternativa que contém o nome do problema de visão e o tipo de lente que vai ajudar Pedro.
a) Hipermetropia, lente esférica
b) Presbiopia, lente convergente
c) Miopia, lente convergente
d) Hipermetropia, lente convergente
e) Estrabismo, lente cilíndrica
3) Marque a alternativa correta a respeito dos problemas de visão.
a) A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de perto, e é corrigida por meio do uso de lentes convergentes.
b) A hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de perto, e é corrigida pelo uso de lentes divergentes.
c) O glaucoma é caracterizado pela opacidade do cristalino.
d) O astigmatismo pode ser corrigido com o uso de lentes prismáticas.
e) A miopia caracteriza-se pela dificuldade em enxergar de longe, e é corrigida por meio do uso de lentes divergentes.
4) Um médico oftalmologista realizou uma cirurgia no globo ocular de dois pacientes (paciente A e paciente B), a fim de corrigir dois defeitos da visão. Para tanto, utiliza um método de cirurgia corretiva a Laser que possui maior precisão e eficiência. No paciente A o procedimento corrigiu o defeito e, com isso, o ponto remoto do olho foi colocado para mais longe. No paciente B houve a correção do defeito de tal modo que o ponto próximo foi trazido para mais perto do olho. Nesse sentido, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O paciente A pode ter corrigido o defeito da hipermetropia.
( ) O paciente B utilizava uma lente convergente para corrigir seu defeito visual antes da cirurgia.
( ) A cirurgia no paciente A fez com que a imagem de um objeto, que se formava antes da retina, se forme exatamente sobre a retina.
( ) Antes da cirurgia a imagem de um objeto se formava atrás da retina no olho do paciente B.
( ) Uma das causas do defeito da visão do paciente A poderia ser por que seu globo ocular é achatado
RESPOSTAS:
1) LETRA A
2) LETRA D
3) LETRA E
4) F V V V F
コメント