Funções da linguagem
- Bella Valentina
- 4 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
As funções da linguagem são formatos da língua utilizados na hora da comunicação, expressando aquilo que o falante deseja dizer, usado para dar ênfase a mensagem.
Antes de tudo é necessário entender alguns termos que envolvem a linguagem.
Emissor: Aquele que produz o texto.
Receptor: Aquele que recebe o texto.
Mensagem: Conteúdo do texto.
Canal de comunicação: Por onde esse texto é encaminhado/passado.
Código: Aquilo que é usado para transmitir a mensagem do emissor para o receptor. Na fala: a própria língua portuguesa.
Contexto: Situação ou objetivo do texto ou da mensagem.
• FUNÇÃO REFERENCIAL
Como o próprio nome deduz, essa função tem o objetivo de referenciar/informar/anunciar algo. O foco é sempre levar a informação de forma objetiva, nunca subjetiva.
Exemplo: Em textos jornalísticos.
A blogueira Mariana Ferrer acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la estuprado em dezembro de 2018, em um camarim privado, durante uma festa em um beach club em Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ela tinha 21 anos e era virgem. ‐Disponível em: G1
Trouxe a informação de maneira clara e objetiva, sem rodeios.
• FUNÇÃO EMOTIVA
Pode ser chamada também de Função Expressiva. Tem o objetivo de expressar os sentimentos e emoções do emissor.
Exemplo: Diários.
“Hoje a mamãe e eu estivemos na cidade para comprar um casaco para mim, um cinza, além de um chapéu, e eu o acho lindo. (...) Eu queria poder começar a patinar de novo, mas vou ter que ter paciência até que a guerra acabe. (...) Tenho muita lição de casa da escola. ” – Trecho do diário de Anne Frank.
• FUNÇÃO POÉTICA.
Muitas vezes é confundida com a emotiva, porém existe grande diferença entre as duas, essa é: a emotiva busca transmitir sentimentos na mensagem passada, a poética está mais ligada a estética e estrutura da mensagem. Encontrado geralmente em poemas.
Exemplos:
Motivo Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta. Irmão das coisas fugidias, não sinto gozo nem tormento. Atravesso noites e dias no vento. Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei. Não sei se fico ou passo. Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada. E um dia sei que estarei mudo: — mais nada.
Cecília Meireles.
COCA-COLA B E B A C O C A C O L A B A B E C O L A B E B A C O C A B A B E C O L A C A C O C A C O C O L A C L O A C A Décio Pignatari
• EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO:
1. Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função referencial.
a) Siga o meu exemplo. Você se sentirá melhor! b) Estou muito animada com o meu novo emprego. c) Existem três acentos gráficos na língua portuguesa. d) Sim... Sei… Estou ouvindo, claro.
2. Selecione as opções que indicam os elementos da comunicação.
a) Receptor b) Contexto c) Trasmissão d) Código e) Emissor f) Intenção g) Mensagem h) Canal
3. "Não permita Deus que eu morra Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá." (Trecho da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias) No poema acima, qual a função da linguagem predominante nela?
a) Função emotiva
b) Função apelativa
c) Função informativa
d) Função fática
e) Função metalinguística
4. “Fiquei vendo minha prima subir na cadeira, desatarraxar a lâmpada fraquíssima que pendia de um fio solitário no meio do teto e no lugar atarraxar uma lâmpada de duzentas velas que tirou da sacola. O quarto ficou mais alegre.” Nesse fragmento, verificam-se duas marcas da função da linguagem denominada:
a) Poética.
b) Emotiva.
c) Conativa.
d) Referencial.
5. Quando no decênio final do século XVI, os Países Baixos consolidaram militarmente na Europa sua independência da Espanha, a ofensiva batava desdobrou-se em ofensiva ultramarina visando à destruição das bases coloniais da riqueza e do poderio ibéricos. Nos primeiros anos do século XVII, a Companhia das Índias Orientais (VOC), sociedade de ações operando mediante monopólio outorgado pelo governo neerlandês, promoveu o comércio e a colonização na Ásia em detrimento da presença espanhola e portuguesa naquela parte das Índias Ocidentais (doravante referida também pelas suas iniciais holandesas WIC, ou “West Indische Compagnie”), idêntico modelo institucional foi adotado para as Américas e para a costa ocidental da África.
(MELLO, Evandro Cabral de. “Introdução”. In: O Brasil Holandês, São Paulo: Penguin & Companhia das Letras, 2010, p. 12)
Predomina no texto a seguinte função da linguagem:
a) Função referencial, com viés informativo e uso de denotação.
b) Função conativa, com o foco no receptor da mensagem, de modo persuasivo.
c) Função poética, com o uso de conotação para enriquecer a mensagem.
d) Função fática, com destaque para o contato entre emissor e receptor.
e) Função metalinguística, marcada por comentários sobre a própria linguagem.
Bella Valentina.
REFERÊNCIAS:
https://www.normaculta.com.br/funcoes-da-linguagem-exercicios-com-gabarito/
https://rachacuca.com.br/quiz/188351/exercicios-sobre-funcoes-da-linguagem-ii/
https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/letras-portugues/funcoes-da-linguagem-emotiva-apelativa-referencial-metalinguistica-fatica-e-poetica/questoes
https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/2-lingua-portuguesa-17-7-funcoes-da-linguagem-emotiva-apelativa-referencial-metalinguistica-fatica-e-poetica
Comments