Variação Linguística
- Lucas Britto
- 18 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A principal característica de uma língua existente é a sua variação, por isso há diferentes formas de falas cada uma com a sua peculiaridade, isso ocorre devido a diferença da região, cidade, país, idades, o nível de escolaridade e a grupos ou classes sociais. Ou seja, pode se concluir que a variação linguística é a maneira diversa de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto com o significado igual.
Variação histórica: é a língua que varia ao decorrer do tempo, assim podendo identificar a diferença de fala e escrita a depender da época em que se encontra.

Variação regional: a variação acontece de acordo com o local em que o indivíduo se encontra, essa diferença na fala ocorre devido a influencia gerada e a depender da cultura da região no qual o falante vive

Variação social: essa variação ocorre de acordo com os hábitos e culturas diferentes de um determinado grupo social, isso se relaciona pela diferente forma de se comunicar de um grupo social específico.

Variação situacional: a língua varia de acordo com o contexto comunicativo, há momentos em que é utilizado um registro formal e outros em que é utilizado um registro informal.
Linguagem formal: considerada mais prestigiada e culta, usada quando não há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações que requerem uma maior seriedade.
Exemplos:
“Bom dia! Tudo bom com você?”
“Querem ir ao cinema hoje?”
“Onde está Pedro? Você viu-o?”
Linguagem informal: considerada menos prestigiada e culta, usada quando há familiaridade entre os interlocutores da comunicação ou em situações descontraídas.
Exemplos:
“Fala, garoto! Beleza?”
“Rola um cinema hoje?”
“Cadê Pedro? Cê viu ele?”
ความคิดเห็น