Teorias evolutivas
- Társsis Pereira
- 28 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de nov. de 2020
A origem da vida pode ser explicada por diferentes teorias: a “Teoria Fixista” que defende que as espécies são imutáveis e a “Teoria Evolucionista” que defende que os organismos sofrem mudanças ao longo do tempo. O criacionismo é uma teoria fixista se baseia na fé da criação divina, que prega que Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. Cada cultura possui sua própria versão do criacionismo.
Lamarckismo:
O Lamarckismo foram as ideias do naturalista Jean-Baptiste Lamarck sobre a evolução dos seres vivos. Uma das primeiras teorias que explicaram a evolução dos seres vivos foi a proposta por Jean-Baptiste-Lamarck (1744 -1829). O naturalista propôs pela primeira vez um mecanismo que explicaria como ocorre a transformação das espécies.
Porém, atualmente, não são mais aceitas, Lamarck baseou-se na lei do uso e desuso e na lei da transmissão dos caracteres adquiridos. Segundo ele uma espécie poderia adquirir novas características determinadas por condições ambientais, e estabeleceu assim duas leis fundamentais:
1) A lei do uso e desuso: o uso de determinados partes do organismo podem se desenvolver mais se forem utilizados com mais frequência.
2) A lei de transmissão dos caracteres adquiridos, complementa a lei do uso e desuso.
Lamarck acreditava que as características adquiridas eram transmitidas de uma geração para outra, tornando as espécies mais adaptadas ao ambiente. As ideias de Lamarck foram exemplificadas na girafas que devido à escassez de alimento no solo, passaram a precisar alcançar as folhas nas árvores. Para isso esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao aumento do tamanho dessa estrutura. Essa característica seria repassada aos filhotes.
Um exemplo clássico das duas leis de Lamarck, é sobre o pescoço das girafas. Elas teriam a necessidade de alcançar folhas nas árvores. Para isso, esticavam mais o pescoço, desenvolvendo a musculatura, levando ao seu aumento do tamanho dessa estrutura. Essa Característica seria repassada aos filhotes.
Ex:

Atualmente as leis de Lamarck não são mais aceitas pela Ciência.
Darwinismo:
Darwinismo é o nome dado à teoria proposta por Charles Robert Darwin (1809-1882) para explicar como ocorre a evolução das espécies, baseada nos princípios da seleção natural. Para ele, os organismos vivem em uma luta constante pela sobrevivência. Apenas aqueles mais adaptados, ou seja, os que possuem características mais vantajosas para o ambiente que vivem são capazes de sobreviver, e consequentemente de se reproduzir. Assim, passariam suas características para os seus descendentes.
Ex:

Criacionismo:
O criacionismo, dentro da teoria evolucionista, pregava que os organismos, como plantas e animais, teriam surgido da criação divina. Sendo assim, para essas pessoas Deus havia criado tudo e nenhuma de suas características se modificariam ao longo do tempo.
Logo, desde a criação até os tempos de hoje, os organismos não mudariam, permanecendo-se iguais.

Comments