A Revolução industria l1760 -1840l
- Inaira Menezes
- 16 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Revolução Industrial
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Até o final do séculos XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesão realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura. A Inglaterra foi uma das que deu início a Revolução industrial por causa de diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país ter a mais importante zona de livre comércio da Europa, êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas”. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador. O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de toda a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
A primeira fase da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução industrial ficou limitada primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A segunda fase da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram aas principais inovações desse período.
A terceira fase da Revolução Industrial
Alguns historiadores tem considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução industrial. Fax a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época
Exercícios:
(01): (UFG-2013) Leia as informações a seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.
a) Puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) Gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) Gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d) Industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) Industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
(02) (Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial.
a) Alemanha
b) Holanda
c) Itália
d) Inglaterra
e) Espanha
(03) (PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela:
a) Implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas.
b) Realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho.
c) Mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra.
d) Facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso.
e) Preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.
(04) O século XIX foi um momento repleto de invenções em vários campos do saber. Dentre elas, podemos destacar:
a) O rádio, o telefone e a televisão
b) A locomotiva, o automóvel e a vacina
c) A fotografia, o cinema e a eletricidade
d) O para-raios, a calculadora e o telégrafo.
(05) Entre as características da Segunda Revolução Industrial podemos citar:
a) Concentrou-se na indústria do aço, automobilística e utilização da eletricidade em larga escala.
b) Comparada à primeira etapa da Revolução Industrial é uma fase de menor importância, pois nada significativo foi criado.
c) Possibilitou a expansão dos capitais financeiros somente no continente europeu e nos Estados Unidos.
d) Revelou o potencial de países como a Alemanha e a França que se aliaram frente ao poderio britânico.
Commentaires